terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

"relato" do dia

Em plena segunda-feira, sai com um blusa branquinha e colada, toda faceira pra ir para a aula. Mas, antes fui almoçar.
A senhorinha simples do restaurante tão simpática, me atendeu e disse as opções do dia. Eu resolvi escolher o "pollo com papitas" (frango com batatinhas), pois era o prato que ela tinha falado com mais ânsia e carinho.
Quando a colher entrou no prato, o prato recebeu a colher... o bendito molho vermelho sem timidez alguma pulou loucamente em mim, e na minha blusa... filho da p*! chingaaa tu m* capet* 
Ok, calma, tudo bem... relaxa, respira. Eu estava perto de casa, era só passar por lá e trocar de roupa. O negócio era aproveitar a hora de comer!
Provei.
Começou a picaaaaaaar ... ardiaaaa.. "Ô MOÇA ISSO TA PURA PIMENTA!!"
*fia ce ta nu México alouuuu* 
Eu gosto de pimenta, mas tava incomível!
Mentira, eu comi! Paguei né.. agora come! Comi tudo e tomei mais 1,5 de suco.
Na saída ainda ouço alguém falar dos petchos da "americana". Americana, meo? Eu mal sei falar inglês, me poupe!
PROVECHO

segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

Sabor Latino!

Bom dia, Bom dia =D 

Gente, hoje eu tirei um espacinho do blog pra falar de uma época LINDA que eu tive na minha vida e que claro, tem muita relação com o México e todo América Latina.
Um fator que só me fez mais querer esta viagem...


Chegou uma hora, que eu realmente tinha me decidido "PRECISO IR CONHECER O MÉXICO!"
Quando ia começar as economias pra passar uns dias viajando, surgiu a oportunidade do Intercâmbio. 
Agarrei com a alma!


Começo do ano passado (2013), me convidaram para um teste, pra cantar com um grupo musical formado apenas por peruanos. Eles estavam na night de Maringá faziam alguns anos, eles eram o SABOR LATINO
Veja só o resultado do teste:



Serenata de Recepção no Evento "VB Night" no espaço Camarim, Maringá (PR)

Preparação para "palinha" no bar Kubitschek

Uma das tardes de ensaios. 
Sempre divertidíssimas, com muito espanhol e papo latino. 
Na casa de Jose conheci colombianos, chilenos e outros peruanos, como ele.


Primeira apresentação na TAQUERIA MEXICANA! 

Nesta foto estávamos cantando todas sextas e sábados na Taqueria de Maringá. 
Sempre uma festa!

Cantávamos também em encontros. 
Esta foto foi para uma reunião de professores da UEM. 
Uns dias depois, cantamos em um jantar dançante para os mesmos.



Aí vai umas músicas do nosso repertório:
  1. Mercedita
  2. Quien Será
  3. Bésame mucho
  4. Maria
  5. Amor a la mexicana
  6. Guantanamera
  7. La bamba
  8. Tu Cárcel
  9. Quizas Quizas
  10. Perfídia
  11. La cucaracha
  12. Cielito Lindo
  13. Djobi Djoba
  14. Mal Acostumbrado
  15. Corazón Espinado
  16. Si no te hibuieras ido
  17. Vivir sin aire
  18. Mariposa Traicionera
  19. Alla em rancho grande
  20. Volare
  21. Hoy
  22. Carnavalito
  23. Canción del Mariachi
  24. La Barca e muitas outras.

    São boleros, rancheras, mariachis, cumbias, pop espanhol e muitos outros estilos de países como Peru, México, Brasil, Cuba e Argentina.

Veja alguns dos nossos vídeos no Youtube:






Eu fico por aqui, mas você pode seguir: Ouça nossa rádio pra começar a semana super beeem :)

Beso, beso!


sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

Chespirito, Feliz cumpleaños!


Roberto Gomez Bolaños, mais conhecido como Pedro Ochôa Chespirito, nasceu no dia de hoje (21), neste mesmo mês, a alguns aninhos atrás. Mais especificamente em 1929, na Cidade do meu querido México!

Chespirito, é um apelido, que significa pequeno Shakespeare devido a suas belas criações. Merecido, não!? (Inclusive, há diversos episódios-paródias desse que remetem as obras deste). 


Vale apontar: Nem só de Chaves é feito Bolaños! Inúmeros outros de seus personagens fizeram muitas pessoas rirem, como o herói medroso, Chapolin Colorado; o ladrão Chaveco; o velho eternamente jovem, Dr. Chapatin e outros (nem todos personagens chegaram ao Brasil pela TV).

Esta pessoa, que indiretamente esteve presente na infância de uma GALERA -nas telas do Brasil desde o ano de 1984- atuou, escreveu, criou, produziu, desenhou.














Convenhamos gentemm, o cara abalou toda a América Latina tenho pena dos amigos tchecos que não conhecem...triste  com suas histórias, bordões, músicas e com toda sua turma! 
Tem um depoimento da Florinda Meza, no livro "Diário do Chaves" na qual ela conta que uma vez, um país não lembro qual, perdão. TAMBÉM NÃO ESTOU COM O LIVRO AQUI ;X Se alguém lembrar, deixa um recado decretou feriado para recebê-los lá, pois as crianças estavam planejando não ir a escola, e ainda, precisavam da companhia dos pais. Incrível, né?!  (acho acho que foi a Colômbia). 








Infelizmente, nosso eterno Chavinho não anda muito "jovem ainda", já não ouve mais tão bem, tem dificuldades pra caminhar ta gordiiim...comeu muito sanduíche de presunto e ainda tem que aguentar a Florinda Meza hihi. 

Por isso, eu acredito que o mais válido pra desejar neste dia é SAÚDE, Saúde Chespirito! 

E muchas gracias! Que você continue recebendo de volta todo bem, luz, felicidade e carinho que entregou ao seu público. 
Você dá orgulho ao teu país, México!
Feliz Feliz aniversário! 
Em especial da Kamila del 8 ;)



  
 Eu deixo aqui, pra vocês verem, uma homenagem linda que um cantor mexicano prestou ao Roberto:

El chavo del Ocho, Miguel Inzunza

Fuiste mas que prólogo                                       (Foi mais que o prólogo
sinopsis de mi infancia que                                sinopse da minha infância
relata el plano rostro de un televisor                 retratado por o rosto plano de uma tv
para recordarme que hasta la felicidad            para me lembrar que até a felicidade

puede caber en una torta de jamón (....)           pode caber em um sanduíche de presunto (...))

Para ouvir a música toda CLIQUE AQUI.



quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

Luta livre mexicana! "Lucha Libre"

Ontem, eu ganhei um presente LINDO do Rubén aliás, ele quem me ajudou a escrever este post! que me inspirou a falar um pouquinho mais sobre tal tema:



Máscara de luta livre (do lutador Rey Mysterio) com as cores do México e o sol maia!
 To gata demaix nessa primeira foto, pó fala haha.. espontaneidade mil!




ATENÇÃO ATENÇÃO VOCÊ AQUI PRESENTE!
VAMOS A LAS LUCHAS em 3, 2, 1:



A Lucha Libre mexicana surgiu aproximadamente em 1863, com bases na luta greco-romana, e sua estrutura conhecida hoje é muito diferente das demais formas de luta. Pra começar, os lutadores usam máscaras para guardar em segredo sua identidade. Depois, as lutas são espécies de coreografias, ou seja, é bem teatral, ensaiado.

Existem dois bandos: los rudos (os rudes) e los técnicos (os técnicos) e a briga sempre acontece entre estes.



Algumas destas lutas são feitas máscara contra máscara.

M Á S C A R A  x  M Á S C A R A

Que significa que quem perde, consequentemente perderá sua máscara: revelando assim, sua identidade. A partir daí, deverá lutar somente com o rosto de fora, descoberto: 
É a humilhação máxima para um lutador.


Essa será um presente para mi amigo do BR: Tora Boy <3 (do lutador Huracán Ramirez)


Amigos mexicanos, argentinos, tchecos, espanhóis ao fim de uma luta em Pachuca.
Havia um lutador que era "brasileiro", ele dançava capoeira haha acho que o nome era "Brasileiro misterioso".. algo do tipo :P

Radek, Rubén e Saul conmigo


Os lutadores mais conhecidos e antigos são: El Santo, Blue Demon e Huracán Ramirez. El Santo chegou até fazer filmes por sua grande fama!

Me parece, segundo a wikipédia que há lutadoras mulheres e que também há prática de luchas em outros países como EUA e Japão.


Nacho Libre, filme estrelado por Jack Black  conta a história de um padre mexicano que trabalha em um mosteiro em Oaxaca (cozinhando) e sonha em ser luchador. haha O FILME É ÓTIMO!


Fico imaginando se eu fosse uma luchadora, como seria meu nome: Maria dolores?aquela que já chega pra perder haha La Ursupadora? Kamylla do Bairro? La hechicera? La cabelera? Estrella azul? HOASHOAHSO

Melhor já chega, né haha... e NADA de beijo, hoje... 
faço uma manobra e termino na chave de braço!! ;)

quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

30 dias, mi amor!


Hoje, dia 19 de fevereiro comemoramos nosso primeiro mês! SIM! Foram 30 dias de muito companheirismo, paciência, felicidade, comemorações, emoções, paixão, carinho... de muito amor! pode ler novamente, pensando no sentido de cada palavra.. 
Você é intenso como eu! Não há como descrever bem tudo isso que estamos vivendo, mas eu sei que é incrível! Acredito que nada que eu escreva aqui fará o leitor se aproximar do que é isto.

 EU TE AMO MEU MÉXICO LINDO! 
E eu sei que esse amor é recíproco! nhoc nhoc mimimimiiii
Que possamos continuar nos fazendo bem e nos realizando! E sou uma pessoa profundamente grata por esta oportunidade, de estar aqui contigo!



Alguns momentos do primeiro mês:
(algumiiinhas)
Primeiro "dia de aula"
Primeiro passeio ao distrito (Igreja de lá) onde está o campus de Artes da Universidade.
Chegada em Pachuca de Soto, México!
Primeiro dia em Pachuca! com frio haha 
Brasileiras em Mineral del Monte
O primeiro dia de aula consistiu em buscar uma casa e aproveitar pra conhecer alguns lugares da cidade (isto é, não fomos a aula rs)
Visita a uma das minas de extração de prata de Mineral del Monte com outros intercambistas.

Um dos campus da Universidade Autónoma del Estado de Hidalgo (ainda buscando casa rs)
Indo por los ingressos de Maná
Mineral/Real del Monte
Museu em Mineral del Monte
Artistas de rua no pueblo mágico
Senhora fazendo seu artesanato (Taxco, México)

ACAPULCOOO, MAN!

Taxco, fusca, igreja e eu bobona.
La Roqueta!

Chavito...

Teotihuacan


Abrindo todo corpo e mente para novas energias (Teotihuacan)

México dos mariachis, México do Chespirito, México do RBD, México da Lila Downs, México da Frida Kahlo, México da Julieta Venegas, México do espanhol, México das novelas mexicanas (.....)
México lindo e querido!

segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

la ciudad de los dioses: Teotihuacan!




Junto com a tequila, com os nachos e os mariachis, temos as ruínas como marca registrada do México!


TEOTIHUACAN, também conhecida como "A cidade dos deuses" ou ainda "A cidade onde os homens se transformam em Deuses", "A cidade dos mortos". Enfim...

Há muito mito e energia por aqui, além é claro, das evidentes marcas da civilização (primeira civilização urbana conhecida na América) que aqui habitava, de seus rituais aos seus deuses (sacrifícios e oferendas), e de vestígios de como se organizava a cidade (estruturalmente falando).

"Foi a maior cidade em qualquer lugar do Hemisfério Ocidental antes de 1400", diz Cowgill. "Ele tinha milhares de complexos residenciais e dezenas de pirâmides-templos e foi comparável as maiores pirâmides do Egito." (Fonte: Kelly Hearn em: http://science.nationalgeographic.com/science/archaeology/teotihuacan-/)


Vale pontuar: as pirâmides do México foram utilizadas como altares, como espaço de exaltação, enquanto que as Pirâmides do Egito foram utilizadas para sepultamentos.


Bandeira do Brasil e poncho mexicano: "Por mi mamá soy brasilera, por el destino, mexicana". 


Vista de frente da Pirâmide do Sol, a qual tem este nome por estar exatamente no eixo onde se põe o sol. É segunda maior pirâmide do México, com 64 metros de altura e 243 degraus. No mundo, é a terceira mais alta.


No topo da mesma, no centro, há uma rupturazinha, na qual as pessoas fazem fila para colocarem seus dedos aí. Dizem que há uma recarga de energia no local, pois seria onde o sol acumula as suas. 
Neste momento (foto a cima) eu tinha acabado de fazer tal ação. 
Pedidos também são válidos, e é claro que eu fiz o meu rs

"As ruínas são o encontro do passado com o presente, que proporciona uma imagem dialética do futuro."
 (Fonte: aulas de História da Arte haha)


Fazendo book fotográfico nas pirâmides haha

O sítio é de fácil acesso Difícil é lá dentro haha, encontra-se a poucos km, aproximadamente 50 km, do Distrito Federal (Cidade do México) e existem diversas linhas de ônibus que levam até lá. Neste dia havia MUITA, MUITA gente de todo o mundo: chineses, franceses, brasileiros, peruanos e claro, mexicanos rs 
Tem muito cara lindo, meninas haha fikadika





Ao fundo da foto temos pirâmide da Lua, "ela parece ser tão alta quando a Pirâmide do Sol. Tem, contudo, apenas 45 m de altura, mas foi construída sobre uma área maior. Existiam doze plataformas montadas na praça adjacente, onde danças religiosas podem ter sido praticadas. Novamente, ninguém sabe. O mistério permanece".(Fonte: http://viagem.hsw.uol.com.br/piramides-teotihuacan.htm)



Informações importantes:

1- Se você é estudante mexicano, ou intercambista: leve um comprovante! Pois assim, você terá acesso livre ao sítio;

2- Não se esqueça de uma garrafa de água (é bem cansativo) dei graças a Deus que levei a minha, nem de usar uma roupa e sapatos confortáveis;

3- É importante usar bastanteee protetor (o sol não perdoa); 

4- Atenção ao comprar "regalos" ou "lembranças", dê uma andada e pesquisada nos preços antes (você pode comprar uma esculturazinha de pirâmide pequena, e depois ver que na tia do lado uma que é o mesmo preço, mas é grande, e 3x mais bonita). Sempre peça desconto! haha sempre funciona!




É um passeio imperdível: histórico, espiritual, artístico.

Por hoje é só!
Boa energias pra vocês e até muito logo!