quarta-feira, 26 de março de 2014

Aviso

Geeente, preciso informar que eu não morri!!
Parece, mas não! O que acontece é que ainda estou sem meu note...aí fica bem difícil. Mas, já tenho muitas coisinhas em andamento que muy pronto vão estar aqui! Aguardeeeem. Beijo da Kamis!

quinta-feira, 20 de março de 2014

Mineral del Chico

Hola hola galeris! Tutu baum? :)

Por aqui tudo muuuito ótimo tirando as provas e o meu pc que pifou...
Por isso tenham paciência, estou fazendo o post via cel...

Mas, vamos lá falar do final de semana que durou um pouquinho mais: não tivemos aula na segunda! YES! haha

Por isso, depois de um super almoço a la brasileira (maionese, carne, arroz branco, saladinha de tomate...) que fizemos no domingo (Clara e eu), fomos conhecer um pueblo aqui perto, que se chama "Mineral del Chico



Fomos com mais um pessoal que mora na mesma "vila do Chaves" onde a Clara mora rs Gastamos uns 40 minutos até chegar. Subimos, subimos, subimos, nos divertindo com as músicas que tocavam no rádio "fondo fondo fondo" haha... maior neblina chegando lá. Pensaaaaaa na diferença de clima, aqui em Pachuca estávamos de casaco, mas tranquilos. Lá, fazia muito frio! 


Pensei que não ia conseguir fazer nada, pois estava com a sensação de estar congelada. É SÉRIO! Por isso, a primeira coisa que fizemos quando chegamos foi ir comer algo bem quente! 

Uma espécie de café-almoço. 
Consomé que é como uma sopa, de entrada: Grão de bico e carne de carneiro e tacos de carneiro, com tortilla azul. Eu e a Clara adoramos, principalmente pela carne de carneiro haha Faltou limão e chili! o limão e o chili tiram o gosto forte da carne
(50 pesos)

Depois, a temperatura deu uma melhorada ainda beeem!
E andamos, andamos..
Inventamos altas histórias: "Pseudo Machu Picchu", "casa de verão dos aztecas".. divertidíssimo.

Por fim, resolvemos mudar a rota, e fizemos quase uma hora de caminhada, com muito morro e curva haha pra ir conhecer um rio...
Bom, deixo aqui as fotos:







O casal supimpa que encontramos no bar rs 


Essa foto ficou digna de plano de fundo, nao? :)




SÁSINHORA, to até vendo como vai ficar a configuraçao deste post..foi mal galeris. Nao vejo a hora de ter meu note novamente ;((
Ahí nos vemos! besiitos






domingo, 16 de março de 2014

DA SÉRIE: dicas de música latina [Banda México]

Bom dia amigos online na nossa página! Sábado lindo por aqui! 
Hoje, dia de passeio, de descanso! E eu, aproveito para atendo o super ótimo muito bom haha pedido da Rayssa Gaspar: "passa umas dicas de músicas mexicanas" 
Outras pessoas também já me tinham feito pedidos parecidos, mas não só mexicanas, mas latinas... então achei que seria bacana transformar o tema em uma série, ou seja, fazer vários posts como este, cada um falando de um determinado estilo popular da América Latina.

Até porque tem uma infinidade rs ENFIM, o primeiro estilo escolhido é do MÉXICO: BANDA! 
Descreverei um pouquinho como é, e claro, deixar as dicas de músicas. DESFRUTEM:



BANDA

O gênero musical Banda foi criado a partir da imitação de bandas militares que foram importadas para o país durante o Segundo Império Mexicano (nome do fase governamental chefiada por Maximiliano de Habsburgo na década de 1860). O gênero Banda soa muito similar à música polka, certamente uma influência dos imigrantes poloneses que se estabeleceram no estado de Sinaloa. O gênero foi popularizado durante a Revolução Mexicana, quando as autoridades locais e estadais formaram suas próprias bandas para tocar nas praças da cidade. 


O gênero Banda até hoje permanece popular em todo os estados centrais e do norte do México. No entanto, é marcado por um diversificado nuance de estilos, devido às regiões, instrumentos e modernização. O gênero Banda é uma música regional de todo o México.


DICAS DO QUE OUVIR:

Essa é recente e está bombando por aqui:
Hermosa Experiencia, Banda MS


Una buena y otra mala (El dilema), Tierra Sagrada Banda


El ruído de tus zapatos, La Arrolladora Banda El Limón


Vas a llorar por mí, Banda El Recodo



É muito comum este estilo por aqui, principalmente neste região que estou. Não é raro encontrar um pessoal na rua tocando... É uma delícia ouvir! 
Tenho uns amigos que dizem que Banda é musica pra afogar as mágoas.. pra beber e cantar haha
Se for levar em consideração as letras, eles tem razão.

Ahora me voy, chiquitos :*****
Bonito fim de semana!  


sábado, 15 de março de 2014

Sexta-feira dos intercambistas!

Apesar do ocorrido com o festival, a vida segue haha e a vontade de ver estas bandas consagradíssimas só aumentou... Fazer o que, né? Bora esperar uma nova data e #partiu.

Mas, agora eu quero contar da noite de ontem, na qual todos os intercambistas deveriam obrigados ir, lindos e arrumados, pro informe do reitor. De começo a ideia parecia massacradora, ainda com o show do Kiss cancelado... e foi, vimos por vídeo em outra sala haha
Mas, depois acabou sendo beeem divertido! 
Comemos muito haha curso de gastronomia honrou e rimos muito! Pessoal show! 
Super investimento no evento..rs SÉRIO, fiquei feliz!


Os meninos acharam que a gente deveria fazer nosso próprio HEAVEN AND HELL haha
República Tcheca, Brasil e Alemanha! 


Gurias do Brasil, Colômbia, Argentina, México, República Tcheca... faltaram as alemanhas!
_By Ivetta.

musculação de braço hahaha Levantamento!


Depois, toda a renca foi pra casa da Yvetta, bebeeer... eu tomei um porre de suco legal!

E mais um pouquinho depois, fomos todos pra uma festa! (acho que éramos em quase 30 pessoas... pensa enfiar toda essa galera em 4 carros! APERTO haha).
Na festa, já começou um sarro, pois algumas das meninas entraram sem pagar: "VOCÊ NÃO PAGOU??! QUE MERDA, EU PAGUEI hahahaaaa" 

Rolou até uma música péssima aqui do Brasil que eu não sei o nome "para para para, pere pere pere.. quando eu te pegar vou fazer diferente" hahahaha 
Um cara que chegou falando em inglês com a gente, chocolate na balada, headbanging, cadeirinhas dnnv etc! 


Foi um ÓTIMO programa!
Experiência incrível essa de viver com pessoas de várias partes do mundo. Por isso, se você tem vontade de fazer um intercâmbio, não perca tempo: VÁ! 

#revolta #HeavenAndHell2014

OOOOis galera!

Hoje, era pra eu estar em TEXCOCO ou em qualquer outro lugar esperando a noite chegar pra ver o show de diversas bandas e em especial o KISS... Os ingressos estão aqui, pro Heaven and Hell metal festival. Comprei logo que cheguei no país mas, estou em casa. 
Antes de tudo, quero dizer que isso me deixou muito chateada eu e mais um mundo de gente Tinha uma ansiedade louca para este show, pra fazer um post aqui pra vocês! Eu to na loucura por isso desde 2008 mais ou menos. Tudo isso é extremamente desapontador e revoltante!


Mas, o que aconteceu afinal?

Um pouco menos de  semana antes da data prevista pra começar o festival (15 de Março) o lugar, a feira de Texcoco, onde seriam os shows foi interditada. 
Motivo: FALTA DE SEGURAN$A na parte estrutural e em todos elementos fucksss pra receber um evento de tal proporção.

Os organizadores então, disseram "CONFIEM EM NÓS, o evento está mais forte que nunca, vamos buscar outro lugar!" Kiss, Guns e outras bandas que iriam tocar estiveram postando mensagens no twitter dando força pros mesmos... Então pensamos que haveria sim uma saída, apesar de diversos sites estarem anunciando que seria cancelado! 
Quase fiquei loca, pois eram muitas informações diferentes.. as pessoas vinham me falar que tinham visto na TV que iam cancelar, aí entrava no site oficial e estava "MÁS FORTE QUE NUNCA!" UM ROLO!

Chegou a manhã de quinta-feira, dia 13, as vésperas da data prevista, dia 15 e NADA.
Eles passaram os dias anteriores dizendo "tal dia vamos anunciar a nova sede, aguardem!"..acho que tentaram de tudo e quase nos mataram de agonia ;)
Eu que teria que comprar passagens de ônibus e não sabia mais pra onde! COMPLICADO!
Por fim, na mesma quinta-feira quase de noite, foi anunciado que não teve saída, que não conseguiram apoio em nenhum outro lugar: EVENTO TOTALMENTE CANCELADO.
É isso aí, esqueçam toda a ilusão de ver bandas fodas e busquem na Cidade do MX seu reembolso

Minha primeira desilusão no México...obrigada governadores mexicanos, por isso. um beijo queridos!


sexta-feira, 14 de março de 2014

Uma tarde de quinta no museu! (Diego Rivera y otros)


Depois de dar duas aulinhas de português no Instituto de Artes que foram bem produtivas, fui pro centro de Pachuca me encontrar com ela, que é de Mandaguaçu, Paraná .. haha CLARA! :)

Almoçamos juntas comemos muito rs e fomos caminhando até o Cuartel del Arte, para ver a exposição “Un Siglo de Crítica” (Um século de crítica). Veríamos obras (fotografias, pinturas e esculturas) de forte conteúdo crítico, político e social do modernismo mexicano que surgiu depois da Revolução de 1910.

Quando chegamos, tivemos que deixar nossas coisinhas num loccker, e pra ir até lá tínhamos que passar pela lojinha do museu.. MUITO ENGRAÇADO as duas bobas, fingindo não ver aquele MONTE de coisa da Frida Kahlo: “vamos deixar pra saída, pra saída, NÃO OLHA!” haha 
Na saída, imagina, quase piramos com tanta coisa: guarda-chuva, porta-copo, cartão postal, isqueiro, cigarreira, lenço... pena que tudo bem caro rs Pobrezaaa viu!

Obras de Diego Rivera

Tzomplanti



É óbvio que em exposições não se pode tirar fotos com flash... o que acontece é que o meu celular, mesmo sem flash tem uma luizinha antes da foto, que é a luz de apoio. Um dos seguranças chamou minha atenção... vishi Mas, que que eu podia fazer? Não sabia como tirar a bagaça da luz ajudaKamila, todo mundo te olha quando você tira foto haha com aquela cara” Clara to me.


Cabezas religiosas
As análises das obras eram um sarro. Não que a gente não falasse coisa séria, ou que não tivesse sentido, mas, não sei.. foi bem descontraído e crítico ao mesmo tempo.


Marcha de trabajadores


El hijo muerto

 
Comentário a ver uma escultura de uma cega: "Eu vi um cego hoje... primeira vez que vejo aqui" "Eu também, quase levei uma rasteira dele" devido a bengala...é bengala que fala? enfim *risos largos* 



Sala Lúdica, onde as crianças deixam suas impressões sobre o seu país, sejam elas boas ou ruins. Tem uns que você diz "esse é superdotado, só pode", que percepção incrível (para uma criança)!

Para finalizar, sentamos num banquinho de uma praça, do lado de uma fonte aqui tem uma fonte em cada casa e esquina, mesmo assim adoramos haha e conversamos a beça! Também fizemos planos:
Vamos fazer uma janta lá em casa!” “ÉH! Vamos.. bora fazer um arroz com feijão, salada e bifão.. to com saudade” “hahahaha olha o tipo da nossa janta...” 
Mas é claro, gente! Coisa diferente a gente come todos os dias, aqui rs


terça-feira, 11 de março de 2014

11 de Marzo (Jueves)


"11 de Marzo" ou "Jueves" é uma música da banda espanhola La Oreja de Van Gogh, que "é dedicada às vítimas dos ataques que aconteceram no dia 11 de marco, 2004, em trens de Madri (Espanha), no qual mais de 191 pessoas morreram."


A canção conta a história de uma garota que pega o trem diariamente e é apaixonada por um rapaz que também sempre está por lá. Quando finalmente ela decide falar com ele, acontece o ataque terrorista. 




11 De Março (Quinta-feira), La Oreja de Van Gogh (Tradução)



Se eu fosse mais bonita e um pouco mais inteligente
Se fosse especial se eu fosse (capa) de revista
Teria coragem de atravessar o vagão e perguntar:  "quem é você?"

Você se senta em frente, e nem imagina, 
que uso para você minha saia mais bonita
e ao te ver bocejar pelo vidro
inundam-se minhas pupilas

De repente me olhas, te olho e suspiras
Eu fecho os olhos você afasta o olhar
Apenas respiro, fico pequenininha
 e começo a tremer...

E assim passam os dias de segunda a sexta, 
como as andorinhas do poema de Bécker
e de estação a estação, você e eu frente-a-frente vai e vem o silêncio

E de repente me olhas, te olho e suspiras
Eu fecho os olhos, você afasta o olhar
apenas respiro, fico pequenininha 
e começo a tremer...

E então acontece, meus lábios acordam,
pronunciam teu nome gaguejando
suponho que penses,
que garota mais boba e quero morrer

mas o tempo para e você chega perto dizendo
ainda que eu nao te conheca, já sinto sua falta
Cada manhã venho direto e pego este trem

E já estamos chegando, minha vida mudou.
Um dia especial este 11 de março
Você pega a minha mão,chegamos em um túnel, 
que a luz se apaga

Encontro teu rosto graças a minhas mãos, 
crio coragem e te beijo os lábios
diz que me amas e eu te dou de presente
o último sopro do meu coração
(Letras.mus.br)


Os lucros da venda do single foram doados para a associação de vítimas do 11-M.
Para o dia de hoje, eu e Caleb fizemos um cover da canção:



domingo, 9 de março de 2014

Pérolas de uma estrangeira - parte II

Eu acho que é digno que postar aqui, de onde saiu o impulso mais ativo pra criação da página, e claro compartilhar os micos com quem ainda não tinha visto este post no face:


Pérolas de uma estrangeira (em apenas 1 semana):

- Ficar trancada em banheiro. DUAS VEZES! (EU JURO que as portas aqui tem trava diferente :~)

- Ser atendida em inglês em um restaurante (WTTTFF?)

- Ouvir "Eres de Francia?" mais de uma vez (A CARA DA EUROPA, meu AMÔUR kkkkk)

- Comer fungo sem saber o que é (vou comentar NADA mais sobre isso kkkk)
- Derrubar uma caneta no chão em meio a aula, aí outra pessoa vai pegar e você diz "No" e a sala todo para e te olha, inclusive a professora..........*SILÊNCIO* "no, no te preocupes... yo la busco" (me contaram depois que é falta de respeito....OK PODE PEGAR, então, apenas haha)

Simbora atualizar?




Pérolas de uma estrangeira, parte II


- Estávamos vendo um filme em sala de aula, que era pura desgraça.. a protagonista perdia o pai, o amado depois de muita luta (...) e eu soltei "Ay no! Sufre más que María la del Barrio!" (Ai não! Sofre mais que a Maria do Bairro), *todos estremecem, risos eternos* segundo a professora a colocação foi muito boa, a piada do ano...

- Na casa de uma amiga, soltei uma palavrão em espanhol, pois o que tinham me dito que significava era como "estúpido"... a mãe dela se assustou. ACHO que era bem mais forte que estúpido hihi fiz merda

- Inventei de tirar uma foto andando feliz na paisagem............quase me matei pisando num big buraco. É foi engraçadíssimo, pode rir.

- Um conhecido chama-se "Alfredo", eu não sei pq, mas chamei ele de "Frederico". O pessoal da viagem nem riu, ok. Até hoje tiram sarro do cara...

- Espirrar molho na camisa branca e nova isso não é pérola, isso já é burrice

- Consegui pegar um transporte errado já estando atrasado pra ir pro seu campus. Toda sexta, sério, toda sexta acontece algo desse tipinho e eu me atraso.. e a prof. é só a coordenadora do curso ._.

"xô ver como ficou a foto galere..."

Acho melhor eu parar por hoje... haha #tabommjá
Bom domingo, rapaziada ;***

sábado, 8 de março de 2014

Tulancingueñas - Aprenda a fazer! (prato típico mexicano)

Bom dia boa tarde boa noite AWAY galerisss!

Como já criei uma certa experiência comendo tulancingueñas  como quase todos os dias haha hoje, vou ajudar vocês como chegar bem próximo da receita original!

Vale lembrar que Tulancingo é uma cidade do estado de Hidalgo, e daí que vem o nome do prato. Espero que vocês gostem, é uma delícia! Vale tentar! 

Kamila del 8 especial KAMILA BRAGA na área /parey:




Tulancingueñas
Nível: fácil
Para o café-da-manhã ou da tarde 
ou janta, ou almoço vocês é quem mandam haha



Desayuno: Tulancingueñas com frijoles (feijão) + chá de jamaia com maça e canela (DELÍCIA, só tenho isso a dizer).
A salsa, claro, sempre presente nas mesas mexicanas.
 20 pesos mexicanos (mais ou menos R$ 4)



Você vai precisar de:

- Folhas de alface americana;
- 1 tomate pequeno;
- fatias de queijo branco;
- queijo branco ralado
- 1 abacate pequeno;
- fatias de queijo amarelo (cheddar)
- 4 tortillas (SIM, eu ja pensei nisso.. no Brasil não encontramos tortillas... relax que eu já pensei em tudo, ENTRA AQUI e olha essa massa de panqueca. Faz com massa de panqueca, é parecido.. fechô!)


Modo de preparo:

Coloque uma fatia de queijo branco e uma fatia de queijo amarelo (é fatia que se fala?! enfimm..) dentro de cada uma das 4 massinhas e feche. Dobrando igual quando se dobra uma folha de papel ao meio.

Depois, coloque-as, dentro de uma panela, sem gordura nem nada! Você vai deixá-las aquecer... fique de olho! Vá virando-as até perceber que o queijo deu uma derretida (não precisa esperar muito).

Quanto finalizada esta etapa, coloque-as num prato, uma ao lado da outra. Por cima, coloque as folhas de alface (em filetes e já temperadas com limão); algumas rodelas de tomate; o abacate (3 pedaços compridos e finos) e por fim, o queijo branco ralado (IMPORTANTE, pegue um pedaço de queijo branco esfarele e coloque em cima de todo prato...não use queijo ralado, isto é, o de pacotinho)

Vale a pena por um tico de pimenta em cima, pra dar o toque final mexicano rs. O feijão pra acompanhar é opcional.


E esta foi mais um dica carinhosa ownn que gay do nosso blog. Ahora me voyyyyyy, nos vemos pronto!

sexta-feira, 7 de março de 2014

intercambiando poemas

Um país não é feito só de suas paisagens, mas também do que as pessoas sentem diante delas e transcrevem ao papel. 
Hoje, vamos dar uma beliscadinha no se refere a isto. chegamais!


Escrever, pra mim está entre as coisas que eu mais gosto de fazer.E adoro por palavra em espanhol no meio :D
Resolvi estes dias, entrar no Wikipédia na categoria "poetas mexicanos", fechei os olhos e escolhi um dos nomes pra pesquisar... 
Mas, o que eu descobri, que me deu vontade de compartilhar aqui no blog até pq tem tudo a ver é este, que é quase uma oração, de Ricardo López Méndez:

(...)
México, creo en ti,
en el vuelo sutil de tus canciones
que nacen porque si, en la plegaria
que yo aprendí para llamarte Patria,
algo que es mío en mi como tu sombra,
que se tiende con vida sobre el mapa.

México, creo en ti,
en forma tal que tienes de mi amada
la promesa y el beso que son míos,
sin que sepa porqué se me entregaron;
no sé si por ser bueno o por ser malo,
o porque del perdón nazca el milagro.


Ouça-veja ele completo:


Como é uma troca, aos amigos mexicanos, deixo um trecho de um dos meus prediletos, do brasileiro Machado de Assis:


Guarda estes versos que escrevi chorando
Como um alívio à minha soledade,
Como um dever de meu amor; e quando
Houver em ti um eco de saudade, 
Beija estes versos que escrevi chorando. 
(...)


Cheio de amor, vazio de esperança,
Dei para ti os meus primeiros passos;
Minha ilusão fez-me, talvez, criança;
E pretendi dormir aos teus abraços,
Cheio de amor, vazio de esperança. (...)


(Do livro “Crisálidas”) 



[Pra quem gosta, estou com uma página no face na qual utilizo poemas curtos com poesia de imagem veja aqui]

Bom, é isso aí, cada um com suas melancolias, quero dizer, poesias e alegrias rs 
Eu já vou me despedindo, pois corro pro café da manhã alcançar, vocês fiquem mais um pouquinho, pois eu não sei como termi-rimar! 

quarta-feira, 5 de março de 2014

a caminho de Ixmiquilpan! [FOTOS]

"Tuto" bom moçada?!

Eu percebi que sumiu uma parte do post sobre meu final de semana, simples assim... sumiu haha Acho que eu apaguei sem querer jumenta
Foi pela metade e eu só vi agora! POXA MEO!

Mas, eu farei um resumo do que faltou:

carro com os vidros abertos, cabelos ao vento, música nas ondas...
cantos enérgicos, diversión! Sentindo a vida na pele!
sente o poético presente rs

Enfim, não posso dar muitos detalhes pq minha mãe lê meu blog brincadeira mãe, não tem nada de mais. TEM Si8273j, tem não! INCONSCIENTE, PARA! PARA DE MOVER MEUS DEDOS JÁ! haha



Aproveito e compartilho algumas das fotos que tiramos neste mesmo final de semana. Aliás, as fotos que minhas amigas tiraram de mim. "A caminho de Ixmiquilpan" Hidalgo, México. Uma paisagem de chorar de tão linda:








                 

Nos "bastidores":
Pam e Ozzy Osbourne sendo atacado por formigas SHOAHSOHAOSHOAH 
 Pamzinha, nossa motorista show e Alix a chica que faz surgir comida!
 OBRIGADA MENINAS POR ME AGUENTAREM CHORANDO DE DOR DE DENTE! 
E mais ainda por me ajudarem a fazê-la ir embora!

Acabou por hoje, mas não vai embora não! Tem tanta musica nova no playlist e tem mais um monte de postagem aí pra baixo... dá uma olhadenhaa vai :}}

terça-feira, 4 de março de 2014

10 dicas e curiosidades sobre a hora de comer no México

Galera, se tem uma coisa que é super importante numa cultura é sua gastronomia, sim ou não?! gorda
SIM! Por isso, em cima deste assunto, eu resolvi fazer uma lista de coisas interessantes de se saber e dicas sobre o que é comum e hábitos na hora de comer dos mexicanos, principalmente se você pensa em vir pra cá:



1 - COMER COM AS MÃOS

Esqueça a frescura, nojinho ou o que os outros vão pensar. Aqui no México, é a coisa mais comum comer com ajuda das mãos. O mais típico é pegar uma tortilla numa delas e com a outra por com o talher arroz, carne e outros sob a mesma. Comer como se fosse um sanduíche.
Eu já ouvi a frase "seja mexicana! como com as mãos!" 



2 - APRENDA A COMER MILHO E SEUS DERIVADOS

A base da culinária mexicana é o milho e foi considerado presente divino por civilizações mesoaméricanas. Então, se prepare para comer muito alimento com milho e os que são a base do mesmo. A tortilla mais consumida por aqui é a de milho.


3 - APRENDA A COMER TORTILLA

Isto mesmo, aprenda! Afinal, ela está em tudo! Ok, não vou exagerar, não esta em tudo tudo.. só em 99,98% dos pratos típicos do país xD
A tortilla é uma massa de farinha ou de milho.
Exemplos de pratos de almoço, café da manhã e outros na qual se pode encontrá-las:
enchiladas, sincronizadas, tulancingueñas, tacos dorados, tostadas, nachos, chilaquiles, entre infinitas outras.
Mas, fiquem tranquilos, é um bom acompanhamento.




4 - O PICANTE, AS PIMENTAS

Diferente do que se pensa, os mexicanos não fazem tudo inundado na pimenta.
Poucos pratos são apimentadíssimos, isto é, que são quase impossíveis de comer. O que eles fazem é por o chile depois, ou seja, nos restaurantes e nas casas sempre tem um potinho com a pimenta esperando para que cada um coloque o tanto que aprecia.
Algumas coisas vem até meio sem tempero, pra que se possa caprichar na salsa.
Eu, particularmente, to curtindo esse gostinho que "pica" (é assim que eles dizem quando está apimentado).


5 - ABACATE COM SALGADO

Pois bem, mais um dos costumes dos meus amigos mexicanos é por pra finalizar o prato tirinhas de abacate. No começo não gostei muito da ideia, mas depois que você prova você percebe que a graça está na textura que você sente dentro da boca, não pelo gosto eu acho, pelo menos foi a minha constatação, não se sente o gosto. E é bom sim, ta aprovado!


6 - ÁGUA DE SABOR + ENTRADA + PRATO PRINCIPAL

Primeiro vamos a água de sabor: é muito, muito comum que com sua refeição venha incluso uma big jarra de água de sabor (suco aguado).
Quanto as outras que citamos, vamos lá:
Bom, no Brasil comemos geralmente o arroz, feijão, mistura e salada tudo junto, não?
Ou no máximo a salada antes de tudo.
Pois bem, eu reparei que aqui no México não é comum salada nas refeições. SALADA MESMO, pois alface sempre tem um pouco em cima dos pratos.
Mas, enfim, aqui eu ainda não vi algum lugar na qual se coma tudo junto. Sempre é fracionados. Temos o prato de entrada: arroz, sopa ou um macarrão e depois o prato principal: carnes em geral. Acho que é por isso que comem tanta tortilla, pois é o acompanhamento do prato principal, pra não comer só a carne.


7 - HORÁRIO DA REFEIÇÃO

O horário das refeições foi algo que eu demorei pra acostumar! O café da manhã, por exemplo vai até as 11 horas da manhã e horário forte do almoço é as 15h da tarde, indo até as 17h mais ou menos.



8- GELATINA E FLAN

Depois de quase dois meses por aqui, posso dizer que as sobremesas mais comuns para os  mexicanos são as gelatinas e os flans. Fica a dica, sobremesa em espanhol se diz postre. Quase sempre também é incluso a refeição (falando de restaurante).




9 - CARNE DE FRANGO

A carne de frango é muito, muito consumida. E é muito fácil também encontrar nas ruas lugares onde só se vende frango.
A cor do frango aqui no México é um pouco diferente da do Brasil, ela é mais amarelada...um tanto quanto suspeita.
Meus amigos disseram que é devido aos "aceleradores" do crescimento dos frangos, mas vai saber, no BR também é cheio dessas coisas e é bem mais clara a carne...


10 - PRESTE ATENÇÃO NO QUE O GARÇOM DIZ

O que eu quero dizer com isso? Bom, em alguns restaurantes, em especial nas cozinhas mais caseirinhas não há cardápio ou nada escrito das opções do dia. Ou seja, o atendente te fala o que oferecem...
mas, o fato é que eles falam todas opções de entrada e guisado (que é o prato forte) tudo junto, e rápido. Os brasileiros tontos isso me inclui, então, ficam perdidos sem entender direito (isto é, pelo menos as primeiras vezes). Então, a dica é: peça pra ele repetir as entradas e depois só os guisados.
Faça a experiência um dia de pedir algo que você não tem a mínima ideia do que é... eu vivo fazendo isso, as vezes sou surpreendida, as vezes tenho vontade de me socar =D   



Apesar de sentir bastante falta da comida típica brasileira ou da que minha mãe faz, ou eu mesma, aprendi bem a apreciar os sabores distintos mexicanos. 
(Os mesmos que em 2010 foram reconhecidos pela UNESCO como patrimônio da humanidade, sabia dessa?!)
Espero que tenha sido útil este post pra você, nem que for só pra dar uma risadinha, pois por hoje é só... fica triste não haha logo logo tem mais! BEIJO BEIJO TCHAU TCHAU cruj cruj cruj