quarta-feira, 31 de agosto de 2016

Rio Cultural



 Onde? Caixa Cultural
Valor: Livre
Exposição - Interessante 

" A exposição reúne trabalhos da Argentina, Brasil, Uruguai e Venezuela, trazendo uma visão contemporânea, reflexiva e plural sobre os temas mais representativos que impulsionam o fazer artístico nesses países. "

Eu criei uma expectativa enorme nesta exposição que, de certa forma, não foi atendida. Quando li a proposta do projeto e vi esse cartaz maravilhoso fiquei toda toda, mas, quando fui conhecer de fato, fiquei meio desapontada, imaginei que seria outro patamar rs 

* Exposição encerrado no Rio de Janeiro



 Onde? Shopping da Gávea, Teatro das Artes
Valor: 50 - 150
Teatro - DIVERTIDO

A peça tem um nome e uma "historinha" meio batida, convenhamos.
>> Um casal que se conheceu recentemente, inventa do nada de se casar ... vão conseguir se conhecer de verdade só na noite de núpcias. 
NO ENTANTO, o "recheio" da peça é m u i t o   b o m, e em certas passagens inesperado. Muito divertida! Carrega consigo (e tem em seu processo de criação) um jogo de improvisação hilário. Valeu muito a pena!

* Em cartaz na Gávea



 Onde? Caixa Cultural
Valor: 2 - 4 
Cinema - Muito Interessante 


Me parece empolgante ter acesso ao processo de um filme, ver a gravação de cenas, a preparação dos atores, a condução do diretor, isto é, o que "hay detrás" do produto final. Por isso, aponto como muito interessante a mostra de documentários que aconteceu na Caixa Cultural sobre os filmes Apocalypse Now; Blade Runner; Star Wars; It's all True; Lost In la Mancha; Fitzcarraldo; O Iluminado; Um drink no Inferno; O Balconista; O Poderoso Chefão; Magnólia; Edifício Master; Superman Lives e Dune. 
Não consegui ver todos, mas, não foi por falta de vontade rs

* Mostra Encerrada  



Onde? Caixa Cultural
Valor: Livre 
Exposição - Muito Interessante 


A exposição com obras do sergipano Antonio Maia, são carregadas de cores e sentimentos! "O fácil o imediatismo parecem estar triunfando sobre o profundo (...) Sua preocupação era deixar uma obra que representasse sua região e o Brasil. Cumpriu sua missão de forma magistral." César Romero, curador. 

* Exposição encerrado no Rio. 
EM SÃO PAULO: 10 DEZ - 28 FEV.

-

PEGANDO UM GANCHO fora do Rio, mas, sem de deixar o cultural...
Oficina de Teatro - Técnicas de Clown (com Daniel Silva)

Onde? Sindicato Rural, Luis Eduardo Magalhães - Bahia
Valor: Doação de livro ou alimento 
EVENTO - Muito Interessante 


Aconteceu nos dias 22 e 23 de julho, a terceira mostra multicultural mais conhecida como MMAD (Mostra de moda, arte e design) realizada pela agência Immagine na cidade de Luis Eduardo, no oeste baiano. 
O evento contou com palestras, desfiles, oficinas, exposições, bazar e feira gourmet.
Este foi o primeiro ano que tive oportunidade de participar e posso dizer que a cidade merece mais projetos amplos, criativos e culturais como este.      

terça-feira, 30 de agosto de 2016

Expedição JALAPÃO - Tocantins

Que seja no Japão
Jamaica ou Jalapão ...
No Jaraguá ou na Guiné 
De charrete ou caminhão
De carro ou caminhando a pé
Eu vou!



Antes de mais nada, apresento a vocês a tripulação dessa adventure. Sim, somos poucos, mas, não se engane, todos valemos pelo dobro, pode acreditar, principalmente em se tratando de diversão (e comer rs). En la derecha: papis, mamys, totó aleatório eu e minha hermana y en la izquierda: Iva e seu X  Burguinho, são nossos vizinhos de porta na Bahia! Parceirões!


Conhecido estes, passamos para nosso destino...
                   
J A L A P Ã O - Ixpricando miór...                

O conceito oficial de Jalapão remete a uma área de aproximadamente 34 mil km², envolvendo oito municípios tocantinenses: Lagoa do Tocantins, Lizarda, Mateiros, Novo Acordo, Ponte Alta do Tocantins, Santa Tereza do Tocantins e São Félix do Tocantins. 

 A região do Jalapão abriga o maior conjunto de áreas protegidas no Cerrado, e um dos maiores blocos de vegetação nativa remanescente no Brasil central, além de se configurar num polo de ecoturismo e turismo de aventura de âmbito nacional e internacional. De modo geral, a região do Jalapão encontra-se em ótimo estado de conservação, apresentando grandes extensões de Cerrado nativo e pouco impactadas pelas atividades humanas. Entretanto o amplo predomínio de formações abertas campestres, determinadas por solos arenosos e com baixo potencial para a agricultura, e sob a influência frequente de queimadas, gera a noção equivocada de que a região apresenta alto grau de perturbação e baixa diversidade biológica, um viés comum em paisagens campestres ou savânicas (BOND & PARR, 2010). Embora relativamente rarefeita, a biota das paisagens abertas de Cerrado revela-se rica e regionalmente diversa quando estudada em amostragens intensivas e com o devido detalhe (NOGUEIRA et al., 2010). A paisagem regional é caracterizada por amplos planaltos e chapadões aplainados, serras do tipo “mesa” e morros testemunho, isolados por planícies sedimentares em terrenos mais baixos, sendo formadora das cabeceiras de três grandes importantes sistemas hídricos do Brasil: São Francisco; Tocantins e Parnaíba.


ATLAS Do corredor ecológico do Jalapão 2ed.
   
Rolou uma expectaa? haha Bom, vocês eu não sei, mas, eu estava super animada pra conhecer esse paraíso do Tocantins! 
A ideia de ir pra lá, surgiu em um acampamento logo que cheguei na Bahia, uma amiga nossa comentou que ela a família e uns amigos iriam no início de agosto, e é claro que eu fui logo me convidando, argumentando que fazia épocas que queria muito conhecer o tal do Jalapão... HAHAHA PQ EU SOU DESSAS. N DEIXO PASSAR NÃÃÃÃO! 
Comentei com meu pai logo após e ele topou na hora. PARCERAÇO!
NO FIM, acabou que esses amigos foram pra outro destino, mas, nós tocamos viagem pro Jalapão da mesma forma rs. Neste primeiro relatinho entonces, vou mostrar um pouco do que vimos na IDA... Enjoy!  


                                                               #Day1 

 { Saída: 30 de julho, de Luis Eduardo Magalhães - Bahia }


Nossa primeira paradinha na estrada foi no Cânion Garganta. Olhem que presente:


Esculturas naturais


Vale dizer que, já não tínhamos mais estradas asfaltadas e demoraríamos muito para vê-las novamente rs Daí que o caldo começa a engrossar e a AVENTURA começa virar AVENTURA de verdade rs
Gente, quem tem vontade de ir pro Jalapão tem que saber que a estrada de chão come solta e peeeense numa bichinha enrugada! Rapaix, o mesmo pulo que tira a coluna do lugar, bota logo em seguida haha Mas, enfim, essas 'percepções' só teríamos depois de uns bons km rodados, por enquanto ainda estávamos tranquilos, de boa, nem um pouco cansadenhos, então, sem reclamações (deixa pro terceiro dia rs). 


Fizemos mais uma paradinha assim que encontramos mais um ponto digno de ser registrado: a PEDRA DA BALIZA.


PEDRA DA BALIZA, que está aproximadamente 314 km de LEM é nada mais nada menos que a demarcação da divida dos estados da Bahia, Tocantins e Piauí.

Imaginou que diver estar em três lugares ao mesmo tempo? Achei o máximo!



Papyto e eu, os cabeças dos "programas de índio" da casa



Aqui já estávamos pertinho da nossa primeira parada no Jalapão, (do que se conhece oficialmente por Jalapão) faltavam apenas 80 km pra batermos em Mateiros! Deixo uma prévia do que nos esperava... 



Muy pronto regressamos <3