sábado, 24 de setembro de 2016

Expedição JALAPÃO - Tocantins (Dunas)

Voltamos um pouquinho no tempo pra compartilhar mais um pedacinho da nossa expedição ao Jalapão com ustedes <3 

Pra lembrar, saímos de LEM - BA fim de julho e em nossa primeira postagem fomos até a Pedra da Baliza, divisa da Bahia, Tocantins e Piauí. 
Deste marco, seguimos até Mateiros - TO.

#Day1 (continuação)

Daqui pra frente, usaremos esse mapinha lindo do "Japalão VIP", que nos mostra alguns detalhes da região do que é conhecido oficialmente como Jalapão :)

Usei uma ave como localizador no mapa pois, em Mateiros, conhecemos várias fofurinhas como esse amiguinho da foto abaixo, na Pousada Santa Helena (onde passaríamos a noite). 


Deixamos nossas mochilas e descansamos um golinho em Mateiros, mas já voltamos pra estrada ... queríamos ver o pôr-do-sol nas Dunas, que estavam pertinho de nós, aproximadamente 35 km dali (no entanto, a estrada é de chão e é bem complicadinha. Indicado somente para carros 4x4). 

Fiz um compilado da nossa visita, peguei o celular de todo mundo, as câmeras, e mandei as fotos que gostava pra mim, com a finalidade de deixar bem recheado nosso muralzeeenho hihi Por isso, a diferença de alguns registros para outros, são aparelhos e visões diferentes. Pela compreensão, gracias xD   




"Siga a pé..." : Caminhada curta e nível leve.
>> A taxa de entrada é opcional e voluntária <<






As dunas alaranjadas tem de 200 a 400 metros de altitude e delas é possível ver a Serra do Espírito Santo (ao fundo).










E fica aqui o registro de como o lugar é cinematográfico: O filme “Deus é Brasileiro”, de Cacá Diegues e com Antônio Fagundes (...) tem cenas filmadas no estado de Tocantins, como em Palmas e principalmente no Jalapão. Aliás, um dos personagens chave da história, o Quinca das Mulas (Bruce Gomlevsky) reside no Jalapão no filme, e é para lá que partem Deus (Antônio Fagundes) e Taoca (Wagner Moura, muito engraçado). 
Deus quer tirar férias e pretende transformar Quinca das Mulas em santo para ocupar temporariamente seu lugar. O problema é que Quinca é ateu.

A escolha de Tocantins para as locações de “Deus é Brasileiro” parte da ideia de buscar um destino intocado, mostrando a grandiosidade da obra divina e ainda não transformada pelo homem.

(Blog Viagens Cinematográficas)






Minha hermanita e eu mimando nuestra mamacita amada!




ESPETACULAR, define.

De volta a Mateiros - TO, com um baita frio (sim! o.o), fizemos uma jantinha a la camping (vulgo improvisation): Um carneiro sensacional, que só de lembrar me dá água na boca! (e olha que carneiro tá longe de ser minha carne queridinha!)


Tínhamos que nos alimentar bem, afinal, mais um dia intensamente bom nos esperava ao amanhecer.
Até lá, então <3

Um comentário: